MÁSCARAS AFRO-BRASILEIRAS

MÁSCARAS AFRO-BRASILEIRAS

Mensagempor Ricardo Pereira em Sáb Set 05, 2009 3:32 pm

Olá, amigos do fórum. Trago para a apreciação de vocês um tema sobre o qual tenho trabalhado bastante, inclusive teoricamente leia; - as máscaras afro-brasileiras. Aqui apresento algumas delas na minha versão em xilogravura (em cerâmica e pintura, para quem não conhece, podem ser vistas em http://ricardarte.blogspot.com e http://rpceramica-arte.blogspot.com). Vamos a elas: issook

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[imghttp://images.artelista.com/artelista/obras/big/3/5/8975180114059864.jpg][/img]

Imagem

As medidas giram ao redor de 42 X 29 cm, tendo sido criadas entre 2007 e 2009.

Elas representam um pouco da nossa "africanidade". Vocês concordam?

Um abraço e tchauuu .

Ricardo A. B. Pereira
Ricardo Pereira
ativo
ativo

Re: MÁSCARAS AFRO-BRASILEIRAS

Mensagempor ptarso1958 em Qui Set 10, 2009 9:40 pm

O mote é afro mais a raiz é pernambucaníssima e é impressionante observar na sua obra como um todo, digo um todo considerando o universo apresentado na web, essa raiz que imprime uma coerencia natural como as digitais dos dedos, seja lá qual for o motivo ou a técnica lá está o Ricardo. Atrevo-me até a especular que vc pesquise a arte popular brasileira e deve nutrir muito respeito e estima por ela, mas esses não são os fundamentos... é como se fosse visceral.
Ricardo vc vive e respira a sua autentica arte.
ptarso1958
ativo
ativo

Re: MÁSCARAS AFRO-BRASILEIRAS

Mensagempor Ricardo Pereira em Sex Set 11, 2009 12:28 am

Caro Tarso.

Fico feliz que você encontre esta coerência em meu trabalho, em tudo que tenho mostrado em meus blogs ou aqui no fórum. Prezo muito este sentido, esta coerência, no interior da obra de um artista. No meu caso, concordo quando mencionas a "raiz pernambucaníssima", ela está mesmo em meu sangue e também na minha alma, mesmo que eu não tenha sido criado lá e sim aqui no Rio. Mas lá como aqui estamos no Brasil e a cultura popular, a cultura que vem da nossa ancestralidade, se impõe naturalmente, de outra forma não teríamos uma marca nossa, que indentifica a arte brasileira pelo mundo afora. Faço parte desta arte, fazemos parte desta arte. yes;

E por conta disso, como você já advinhou, estou preparando um projeto de mestrado justamente sobre este tema, a nossa arte vista em seu aspecto afro-brasileiro, através do que tenho chamado de "máscara afro-brasileira". E dentro desta pesquisa, que partirá da minha experiência prática criando estas máscaras e temas correlatos, abordarei este ponto de encontro entre a arte popular e a erudita, pois são muitos os nossos artistas influenciados pela cultura da "Mãe África", desde aquele que trabalha lá no sertão, em meio a miséria que a gente sabe que existe, fazendo as suas esculturas por alguns trocados, até alguns dos nossos mais sofisticados artistas contemporãneos. E a História da Arte Brasileira tem vários exemplos já devidamente catalogados de uns e de outros. Pretendo, então, fazer algumas comparações, descobrir possíveis correlações, conhecer motivaçoes e métodos particulares etc. e depois escrever a respeito, juntar a minha experiência e fazer uma dissertação acompanhada de uma exposição de trabalhos práticos - as máscaras afro-brasileiras em pintura, gravura e cerâmica.

Enfim, estou entusiasmado com esta idéia, após mais de dez anos buscando uma proposta de pesquisa com a qual me sentisse verdadeiramente envolvido. Só espero conseguir passar nas provas e que meu projeto desperte o interesse dos professores doutores. Estou me preparando e vejamos no que dá.

Um abraço do conterrâneo "pernambucaníssimo" de corpo e alma. feliz;

Ricardo A. B. Pereira
Ricardo Pereira
ativo
ativo

Voltar para Gravura e Pintura digital.